Alinhando Corpo & Mente
Tá estressado? Vai meditar!
Você que está lendo esse texto não faz idéia do quanto eu ODEIO sequer pensar em dar uma de Buda. Tenho Sol em Áries e ascendente em Gêmeos, meu corpo é inquieto (tique nervoso é fichinha) e a mente também (hã? O quê?). É como tentar amarrar um cachorro louco.
Depois de alguns meses penando, aprendi alguns pontos muito importantes que me levaram a uma outra visão sobre a prática da meditação.
1 - Deixe os pensamentos fluirem.
Tentar esvaziar a mente logo no início é praticamente impossível para iniciantes. Ao contrário, deixe seus pensamentos passearem à vontade. Eles servirão de âncora inicial, e a partir dali a sua mente se sentirá segura para não pensar em nada, esvaziando-se sem qualquer esforço consciente.
2 - Eduque sua mente: mantenha o foco.
Quando você está executando um serviço, lavando louça, pintando, ouvindo música, indo trabalhar, mantenha o foco. Melhor: torne-se o foco. Execute cada movimento com precisão, dê sempre o seu melhor, como se fosse a última vez que você está fazendo aquilo. Mas lembre-se: faça por você, e por mais ninguém.
Ensine sua mente a observar as coisas com positivismo! "Lavo a louça para devolver-lhe a limpeza original, para não comer em pratos sujos. Pinto por prazer, aprimoro minha técnica e crio beleza. A música entra em meus ouvidos e percorre meu corpo, alinhando-me à sua vibração. Trabalho, pois isso me rende o dinheiro que me proporciona qualidade de vida".
Manter o foco é uma espécie de meditação. Quando você mantém o foco, sua mente e seu corpo tendem a se tornar uma coisa só, e o resultado desse casamento é a perfeição.
3 - Medite!
Eis algumas sugestões para a meditação propriamente dita. Ok, dou o braço a torcer: a coisa funciona.
• Respire de forma compassada. Inicialmente, 4 segundos para puxar e 4 para soltar o alento. Depois, você pode mudar conforme seu desejo.
• Sente-se de forma confortável, mas não deite e evite posturas que possam levar ao sono. Pode ser numa cadeira com encosto, costas eretas, sem cruzar as pernas, ou mesmo sentando-se no chão em meio-lótus (quase igual ao Buda).
• Não deixe que nada lhe atrapalhe. Desligue celular, TV, telefone, aprenda a separar-se do mundo.
• Crie seu clima preferido para o momento: incenso, música/silêncio, luz/escuridão etc.
Lembre-se de que o Universo é regido por uma Lei maior: a constante busca por equilíbrio. Buscar o equilíbrio interno através da meditação é estar sintonizando esta Lei!
Um abraço,
Frater Amduscias
ANKH - USA - SEMB
Agradecimento ao Frater Goya, que me ensinou o valor da meditação, e de quem roubei parte deste texto ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário