domingo, 8 de julho de 2007

O Caibalion e o Princípio de Correspondência

"O que está acima é como o que está abaixo, e o que está abaixo é como o que está acima." - O CAIBALION -

Na postagem anterior, utilizei este Princípio para justificar o funcionamento da Lei da Atração através do Mentalismo.

O Princípio de Correspondência visa explicar que tudo o que está inserido no Todo está submetido às mesmas Leis Imutáveis, desde as menores partículas até, como vimos, o próprio Universo em que vivemos. Isso, é claro, inclui nós, seres humanos.

Este é, sem sombra de dúvida, um dos mais importantes instrumentos dos quais podemos fazer uso. Podemos utilizá-lo como uma máxima infalível para especular resultados, ampliando em muitas vezes a nossa visão de determinadas situações. Vejamos um exemplo:

Qualquer ser vivo, quando tirado do seu habitat ou exposto a condições extremas para sua condição, tende a entrar em desespero, procurando a todo custo voltar à situação que lhe é cômoda. Além de instinto que auto-preservação, pode ser encarado como uma tendência a buscar equilíbrio. Encaremos, agora, esta situação em um plano maior, como a situação do nosso planeta - que também é um ser vivo. Nós o estamos destruindo, poluindo, apenas para sustentar nossos caprichos e devaneios de grandeza. A resposta tem sido cada vez mais clara: o desequilíbrio que estamos causando gera neste enorme ser vivente o desejo de busca por equilíbrio; estamos despertando na Terra o instinto de auto-preservação, por conta da dor que lhe causamos.

Outro exemplo é o da alquimia: os praticantes desta Arte apenas repetem em laboratório e em menor escala, os fenômenos que através dos anos observaram na própria Natureza. São muitos casos, como a própria cerveja que, acredita-se, foi descoberta quando a água da chuva infiltrou-se em estoques de grãos, o líquido fermentou e alguém muito corajoso bebeu aquilo (e gostou). Depois de observado, foi só reproduzir na escala desejada o que aconteceu de forma natural.

Imagem: a Medida Áurea, obtida através da divisão de qualquer número da Seqüência de Fibonacci, pelo seu anterior.

Este princípio hermético tem sua infalibilidade atestada por um código sutil, impresso no próprio mundo que nos cerca: flores com os ângulos perfeitos de um pentagrama (símbolo máximo da Medida Áurea, que pode ser encontrada em todo nosso corpo e por todo o Universo), as espirais de algumas conchas iguais às dos desenhos formados por certas galáxias etc. São apenas alguns exemplos de como podemos comparar as similaridades do microcosmo (o "abaixo", a terra) com o macrocosmo (o "acima", ou "céu") através da Geometria Sagrada.Eis o porque de determinados símbolos acompanharem a humanidade desde os seus primórdios, representando o que há de mais sagrado no Universo.

No próximo post vou abordar o terceiro Princípio Hermético: a Vibração.

Um abraço e até mais!

Frater Amduscias

ANKH - USA - SEMB

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo, gostei muito de alguns de seus tópicos, e os coloquei na comunidade "O Caibalion, Grupo de Trabalho", dizendo a fonte e o nome do autor, é claro. Espero que não tenha problemas. Qualquer coisa eu apago.

Saudações

link da comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=35450214

Unknown disse...

Olá!
Fique à vontade para copiar os textos. Peço apenas que não deixe de citar a fonte e o url do blog http://amduscias.blogspot.com

Abraço!

AUS