terça-feira, 3 de julho de 2007

O Segredo do Segredo

Você certamente já deve ter ouvido falar a respeito d'O Segredo. Filme que deixa você com a pulga atrás da orelha, livro bestseller, gente que usou e funcionou e todo aquele papo-furado. A maioria das pessoas que lê ou assiste algo desse tipo se pergunta "será que funciona mesmo?"

Em primeiro lugar, devemos atentar para o fato de que todos nós estamos atrás de uma grande guinada na vida. Quem não quer melhorar de vida é monge (e olhe lá) ou louco. Para os primeiros casos, as ferramentas de auto-ajuda sempre existiram aos montes e bem... elas funcionam, basta saber utilizá-las - mas é aí que a coisa complica.

Assistindo ao Segredo percebi, logo na vinheta de abertura, que aparece um homem fazendo rapidamente uma cópia de uma tabuleta esverdeada - alusão à Tábua de Esmeralda, de Hermes Trismegistus. É uma breve coletânea hermética de verdade universais, das quais a "Lei da Atração" faz parte.

Acontece que nesta coletânea todas as Leis são de suma importância, pois visam um equilíbrio. Tomar descaradamente apenas uma que seja de interesse geral (atração daquilo que desejamos, para resumir) é tão insano quanto tentar construir uma casa sem telhado ou sem paredes!

Aí, claro, teremos centenas de pessoas dizendo "grande porcaria que não funciona". O povo procura a solução do dia para a noite, mas esta não existe. Pode ser que sua vida seja uma maravilha, e que a "Lei da Atração" seja tudo o que você precisa aprender para conseguir o seu equilíbrio e plim! O Segredo funciona - pena que este seja um caso em cem (sendo otimista).

A grande maioria do povo tem suas vidas viradas de pernas para o ar, e sua atenção está única e exclusivamente voltada para o material. Lá no fundo as pessoas sentem que lhes falta algo, porém insistem em suprir essa falta na base da ganância irracional.

Alguns conhecidos me contam: "vi o filme, li o livro e tentei executar as dicas d'O Segredo inúmeras vezes, mas nada funcionou!". Muitas vezes a única coisa que lhes falta para a "Lei da Atração" funcionar é acalmar o coração e os pensamentos. O que, meditar? Sim, e este é um novo Segredo que ajudará o Segredo a funcionar. Também estudar as próprias fraquezas, observá-las, anulá-las; compreender suas virtudes, o que faz com que as pessoas se aproximem - outro Segredo do Segredo. Buscar sinceramente a Verdade que habita em seu coração - mais um Segredo... e por aí vai.

Alguém tem lhe ensinado os outros Segredos? Não, claro. Eles não vendem tão bem, afinal gritar aos quatro ventos o quanto é fácil conseguir o que se deseja é um ótimo marketing. O problema é que assim, nós temos a atenção voltada para apenas uma das facetas do dado.

Compreender estes Segredos nos leva ao Real Entendimento. O Espírito digere o aprendizado, e ele se torna parte de nós, como uma habilidade que foi dominada. Quem deseja dominar a "Lei da Atração" precisa do treinamento adequado e não de promessas vazias.

Vou procurar falar dos outros "Segredos" nas próximas postagens (retomando!) e quem sabe assim, meio que no anonimato, não consiga auxiliar o livro de Rhonda Byrne a fazer mais sentido para algumas pessoas.

Finalizando, deixo a lição da Chave XV do Tarot, cujo nome é "O Diabo": pode-se ter tudo o que quiser, e esta é justamente a parte mais simples. Difícil mesmo é manter o que se conseguiu - afinal, tudo tem um preço. Será que você consegue pagá-lo?

Um abraço e até mais!

Frater Amduscias

ANKH - USA - SEMB

Nenhum comentário: